sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Plano de Aula

  1. ANÁLISE DA CRÔNICA "O HOMEM NU"

    INTRODUÇÃO
    O contexto cultural da sociedade do século XXI, também chamada Sociedade da Informação e da Comunicação, envolve um cidadão mais crítico, cheio de atribuições e competências a serem desenvolvidas. Diante disso, a educação escolar desempenha papel de destaque no fornecimento e construção de conhecimento necessários a vida do sujeito. E um desses conhecimento é a leitura e a escrita.

    OBJETIVOS
    - Interessar-se pela leitura e escrita como fonte de informação, aprendizagem, lazer e arte; - Produzir e revisar textos;
    - Distinguir crônica de outros gêneros, como a poesia, a notícia , reportagem, etc.;
    - Conhecer a vida literária de Fernando Sabino;

    CONTEÚDOS
    - Valorizaçao da leitura como fonte de prazer;
    - Características da crônica (Ver http://educaterra.terra.com.br);
    - Biografia de Fernando Sabino:
    - Vocabulário;
    - Produçao de textos;

    ANO
    4o. e 5o. ano do Ensino Fundamental

    TEMPO NECESSÁRIO
    Aproximadamente dez aulas

    MATERIAL NECESSÁRIO
    Material impresso, dicionário, TV/DVD, papel sulfite, lápis, etc.

    DESENVOLVIMENTO
    1a. etapa
    Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. Perguntar se eles já fizeram leitura de alguma crônica. Se positivo, escrever no quadro as mesmas. Comente que a turma conhecerá uma crõnica escrita por Fernando Sabino, a vida e outras obras dele. Apresentar a crônica O homem Nu e fazer a leitura da mesma. Pedir que façam a leitura do texto em casa.

    2a. etapa
    Solicitar aos alunos que façam a leitura da crônica em forma de dramatização. Para isto, divida a turma em três grupos: I- o narrador, II- o homem nu, III- a esposa e IV- os vizinhos. Após a leitura, perguntar se há diferença entre esse tipo de texto e outros já trabalhados na turma, como a poesia, a noticia e a reportagem. Estimule a fala deles.
    Exponha que é um tipo de texto narrativo, produzido essencialmente para ser veiculado na imprensa, tem caráter cômico, serve para entreter, divertir, etc. Em seguida, peça que façam a releitura silenciosamente e grife as palavras desconhecidas por eles. Peça que vejam o significado delas com o auxilio do dicionário.

    3a. etapa
    Perguntar se gostaram da crônica e se conhecem outras obras do autor. Entregar texto xerocopiado com a vida e obras do mesmo, faça leitura e comentários que forem necessários. Sugira que leiam outras obras de Fernando Sabino. Sugira, também, que assistam o DVD O homem nu, se possível passe para a turma.

    4a. etapa
    Propor reescrita da história em grupos: 1o. grupo: uma noticia do caso; 2o. grupo: uma carta, como se fosse um dos vizinhos, a um parente próximo narrando os acontecimentos do caso; 3o. grupo: uma reportagem trazendo informações do caso;

    5a. etapa
    Revisão feita pela professora dos textos escritos com retorno para os alunos através de bilhetes.

    6a. etapa
    Revisão dos alunos com apóio dos bilhetes.

    7a. etapa
    Edição final e fixação em mural dos textos.

    AVALIAÇÃO
    - Observação quanto ao interesse da turma, cooperação e valorizaçao do trabalho em grupo;
    - Verificação quanto ao desempenho no processo da escrita e revisão dela.

Um comentário: